O governador Wilson Martins, em solenidade realizada às 10 horas desse domingo (16) no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, abriu as atividades do Projeto Rondon que será realizado em várias cidades do estado.
No Piauí, a ação intitulada de “operação Zabelê” conta com 400 estudantes vindos de várias cidades do Brasil. Eles irão colocar em prática, de forma voluntária, projetos nas áreas que atuam como meio ambiente, cultura, educação, justiça, direitos humanos, trabalho e saúde.
O projeto Rondon é coordenado pelo ministério da Defesa. No Piauí as atividades vão contar com o apoio logístico do 25º Batalhão de Caçadores. Além da colaboração do estado e dos municípios.
O Governador abriu o evento com uma palestra sobre cada detalhe do Piauí: suas riquezas, turismo, agropecuária e culinária. Ele afirmou está muito feliz de seu estado receber esse projeto.
“Quando era jovem sonhei em ser um rondonista, mas nunca consegui. Hoje fico feliz em poder receber um projeto desses no meu estado. Esse projeto é uma forma de levar conhecimento e cidadania para a população e deve ser apoiado” afirmou.
A mineira Marcela Barquet, estudante de Gestão ambiental, vai atuar em Castelo do Piauí e se diz muito realizada em participar desse projeto.
“É uma experiência única participar do projeto Rondon. A idéia principal é adquirir muita experiência. E eu vou poder por em prática o que aprendi na universidade, isso é muito bom” declarou.
As ações do projeto serão realizadas nos municípios de Amarante, Batalha, Castelo do Piauí, Cocal, Elesbão Veloso, Esperantina, Francisco Santos, Fronteiras, Inhuma, Itainópolis, Jaicós, Matias Olímpio, Miguel Alves, Picos, Fronteiras, Pio IX, Regeneração, São Miguel do Tapuio, Sigefredo Pacheco e Valença do Piauí.
Acessepiauí